segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os portugas em Paris

O exílio português em Paris, uma constante da nossa história ao longo dos séculos, é o tema de “Les portugais à Paris”, de Agnés Pellerin, edições Chandeigne, Paris, 09.
Trata-se de um laborioso estudo, muito documentado, com múltiplas referências a factos e pessoas, no correr dos tempos e nos bairros parisienses. Sabe-se que Paris foi um lugar eleito para as élites portuguesas, fugindo a perseguições e para “respirar Europa”. Na década de 1960 atraiu um fluxo imenso de jovens desertores e refractários da guerra colonial e, sobretudo, uma inesperada emigração económica, em substituição dos destinos tradicionais e Brasil e África. Li com prazer e conhecimento de causa, onde não abundam estudos e memórias, sequer a nível romanesco.
Lamenta-se o descuido na revisão do texto, com erros factuais, referências incompletas, muitas omissões … Escrevi anotações e correcções que enviei à autora, para o endereço do editor. Não lhe chegou às mãos, por certo, já que a minha cortesia não mereceu qualquer resposta.


Vasco de Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário